terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Viva Bloguers!

Uma breve apresentação dos motivos que me levaram a criar este blogue.

Não tenho como objectivo criticar ou tecer quaisquer comentários sobre os motivos ou razões que levam um arquitecto a desenhar um edifício de raiz ou a recuperar um outro já devoluto, de uma determinada forma que, mais ou menos de forma pessoal, nos possa agradar ou pelo contrário, não agradar nada. Até porque não sou arquitecto.
O objectivo é fomentar a critica positiva, no sentido de fazer crescer na opinião de quem segue, ou seguirá, este blogue, o desejo de intervir na recuperação da malha urbana de uma cidade, respeitando a sua traça natural no seu contexto histórico. No fundo, respeitar a alma de uma cidade.

É comum vermos, com tristeza, muitos dos nossos edifícios serem deixados ao abandono, tornando-se presas fáceis para actos de vandalismo, que em nada enobrecem as nossas cidades.
Muitos destes edifícios são vitimas de especulações imobiliárias ou de processos que se arrastam nas barras dos tribunais durante anos a fio, vendo o seu estado degradar-se a cada dia.
Quantos de nós, já passámos por alguns prédios antigos e dizemos: 'Que dó de alma!' ou 'Que mal empregue!' ou ainda: 'Porque ninguém faz nada?' ou ... 'Onde estão as autoridades locais para fazerem valer o interesse público (salvaguardado constitucionalmente), ao invés de se renderem a interesses privados?'

Quero assim, por mais esta via, mostrar, tornar publico, muitos destes edifícios que são uma mancha escura e triste nas nossas cidades e também, mostrar aquilo que de melhor se faz do ponto de vista arquitectónico  na recuperação de outros tantos edifícios, que de velhos ou devolutos viram-se renascer e hoje exibem as suas belas fachadas de outrora, mostrando que é possível recuperar e modernizar ao mesmo tempo que se respeita a alma da construção original das nossas cidades.

Conto com os comentários de todos os que se sintam de alguma forma tocados por este assunto, para que juntos tentemos trazer às nossas cidades a beleza de outros tempos.

Despertem o vosso Olhar Vincado


Sem comentários:

Enviar um comentário